Rua Tiradentes 333, Hospital Moinhos de Vento Porto Alegre RS

O que é Cirurgia Robótica?

O que é Cirurgia Robótica?
A Cirurgia Robótica é uma evolução da Cirurgia Videolaparoscópica. Ao contrário da cirurgia convencional, em que o cirurgião opera diretamente sobre o paciente, na cirurgia robótica, ele utiliza um console para controlar um sistema robótico avançado. 

Por meio de pequenas incisões, menores que um centímetro, o robô reproduz com precisão os movimentos das mãos do cirurgião em tempo real, enquanto ele visualiza a área operada por meio de uma câmera tridimensional de alta definição, com magnificação de mais de 10 vezes, e controla os quatro braços do robô, permitindo novas possibilidades na forma de se operar. A plataforma robótica utiliza pinças cirúrgicas extremamente delicadas e com liberdade de movimento maior que a do nosso próprio punho.

Essa tecnologia permite ao cirurgião realizar movimentos precisos em espaços muito pequenos, que seriam difíceis de acessar de forma manual, garantindo maior controle e segurança em cada etapa do procedimento.

A cirurgia robótica oferece uma série de benefícios tanto para o paciente quanto para o cirurgião:
  • Menos Invasiva: Com pequenas incisões, menores que um centímetro, o trauma cirúrgico é reduzido, proporcionando uma recuperação mais rápida.
  • Maior precisão: O sistema robótico elimina tremores e permite movimentos extremamente delicados, aumentando a segurança e a eficácia das cirurgias.
  • Menor dor e desconforto pós-operatório: Por ser menos invasiva, os pacientes experimentam menos dor e um período de recuperação mais curto.
  • Menor risco de complicações: A tecnologia robótica diminui o risco de infecções e sangramentos, praticamente eliminando a necessidade de transfusões sanguíneas, que podem ocorrer nas cirurgias convencionais.
  • Melhor visualização: O cirurgião tem uma visão tridimensional magnificada em mais de 10 vezes da área operada, garantindo um maior detalhamento e precisão durante o procedimento.
  • Recuperação mais rápida: Com tempo de internação reduzido, o paciente geralmente retorna às suas atividades normais em poucos dias.

Benefícios da Cirurgia Robótica

A cirurgia robótica oferece uma série de benefícios tanto para o paciente quanto para o cirurgião:
  • Menos Invasiva: Com pequenas incisões, menores que um centímetro, o trauma cirúrgico é reduzido, proporcionando uma recuperação mais rápida.
  • Maior precisão: O sistema robótico elimina tremores e permite movimentos extremamente delicados, aumentando a segurança e a eficácia das cirurgias.
  • Menor dor e desconforto pós-operatório: Por ser menos invasiva, os pacientes experimentam menos dor e um período de recuperação mais curto.
  • Menor risco de complicações: A tecnologia robótica diminui o risco de infecções e sangramentos, praticamente eliminando a necessidade de transfusões sanguíneas, que podem ocorrer nas cirurgias convencionais.
  • Melhor visualização: O cirurgião tem uma visão tridimensional magnificada em mais de 10 vezes da área operada, garantindo um maior detalhamento e precisão durante o procedimento.
  • Recuperação mais rápida: Com tempo de internação reduzido, o paciente geralmente retorna às suas atividades normais em poucos dias.

Procedimentos


Prostatectomia Radical Robótica

Prostatectomia Radical Robótica
Indicada para o tratamento do Câncer de Próstata, a Prostatectomia Radical é a remoção completa da próstata, vesículas seminais e tecidos ao redor da glândula.
A cirurgia robótica, devido a melhora na visualização e precisão cirúrgica, permite preservar estruturas importantes como os nervos responsáveis pela continência urinária e função erétil, melhorando os resultados funcionais e mantendo a eficácia oncológica. Com isso, conseguimos realizar uma cirurgia muito mais precisa, sem dores no pós-operatório, alta hospitalar precoce e rápido retorno às atividades diárias.

Prostatectomia Simples Robótica (HPB)

Prostatectomia Simples Robótica (HPB)
Nos casos de HPB severa, onde a próstata cresceu significativamente, a cirurgia robótica oferece uma opção eficaz e definitiva para remover a somente a parte aumentada da glândula que atingem grandes volumes.

Este tecido prostático aumentado costuma ser mais central, causando obstrução à passagem da urina proveniente da bexiga. Com menos trauma para os tecidos ao redor, o paciente experimenta uma recuperação mais rápida, menos sangramento e menor tempo de hospitalização, além de alívio imediato dos sintomas urinários.

Nefrectomia Radical Robótica

Nefrectomia Radical Robótica
Para pacientes diagnosticados com câncer de rim ou com perda excessiva da função renal devido problemas com cálculos renais (pedras nos rins), a Nefrectomia Radicall é a remoção completa do rim afetado pela doença.

A cirurgia robótica permite ao cirurgião realizar essa operação de forma menos invasiva, com melhor visualização e manipulação dos vasos do hilo renal, com menor dor pós-operatória e um tempo de recuperação mais curto.

Além disso, a precisão do robô ajuda a minimizar o impacto nas estruturas adjacentes saudáveis.

Nefrectomia Parcial Robótica

Nefrectomia Parcial Robótica
A nefrectomia parcial é recomendada no câncer de rim ou nódulos renais quando é possível remover apenas a parte do rim afetada pelo tumor, preservando o restante do órgão e a função renal.

A cirurgia robótica é ideal para esse tipo de procedimento, pois além de visualização e manipulação precisa dos vasos sanguíneos que nutrem o rim, também proporciona uma remoção precisa da lesão e preserva todo tecido renal saudável ao redor, o que é fundamental para a manutenção da função renal futura do paciente.

Nefroureterectomia Radical Robótica

Nefroureterectomia Radical Robótica
A Nefroureterectomia Radical Robótica é uma cirurgia avançada utilizada para tratar casos específicos de câncer do trato urinário superior, que inclui os rins e o ureter. O objetivo dessa cirurgia é remover completamente o rim e o ureter, que é o canal da urina que sai do rim e vai até a bexiga, garantindo a eliminação do tumor e reduzindo o risco de sua disseminação.

Esse procedimento é geralmente indicado para pacientes diagnosticados com câncer urotelial do trato superior (também chamado de carcinoma de células transicionais) e tumores localizados no ureter ou no sistema coletor do rim que não são passíveis de tratamento conservador.

 
 

Adrenalectomia Radical Robótica

Adrenalectomia Radical Robótica
É uma técnica cirúrgica minimamente invasiva usada para remover uma ou ambas as glândulas adrenais (ou suprarrenais), localizadas acima dos rins.

Esse procedimento é indicado quando há tumores nessas glândulas que podem ser malignos (câncer) ou quando causam a produção excessiva de hormônios, resultando em condições como por exemplo: feocromocitoma, síndrome de Cushing ou hiperaldosteronismo.

Pieloplastia Robótica

Pieloplastia Robótica
A pieloplastia robótica é uma técnica minimamente invasiva usada para tratar a estenose da junção ureteropiélica (JUP), uma condição em que há um estreitamento ou bloqueio na área onde o rim se conecta ao ureter, o tubo que transporta a urina até a bexiga. Esse bloqueio pode causar hidronefrose, que é o inchaço de rim, dor intensa, infecções recorrentes e prejudicar a função renal.

A cirurgia visa corrigir essa obstrução, com a remoção da área obstruída da junção ureteropiélica e a reconexão da parte saudável do ureter ao rim, restaurando assim o fluxo adequado da urina e protegendo o rim de danos permanentes.

Cistectomia Radical Robótica

Cistectomia Radical Robótica
É o tratamento cirúrgico para casos de câncer de bexiga em que o tumor invade a camada muscular da bexiga ou após falência de outros tratamentos, envolvendo a remoção da bexiga e, às vezes, de órgãos adjacentes.

É considerada a maior cirurgia da especialidade por envolver não somente a retirada da bexiga, assim como dos linfonodos pélvicos e derivação do trato urinário.

A cirurgia robótica melhora a precisão do procedimento, encurtando o tempo cirúrgico, minimizando trauma cirúrgico e proporcionando ao paciente menos dor, menor risco de sangramento e uma recuperação mais rápida. Além disso, a visão ampliada do robô facilita a reconstrução do trato urinário.

Linfadenectomia Retroperitoneal Robótica

Linfadenectomia Retroperitoneal Robótica
Os linfonodos retroperitoneais estão localizados em uma área profunda do abdômen, perto de estruturas vitais, como grandes vasos sanguíneos. Em alguns casos de câncer de testículo, especialmente nos estágios mais avançados, o câncer pode se espalhar para esses linfonodos.

A linfadenectomia retroperitoneal é uma cirurgia que remove esses linfonodos para impedir a progressão da doença ou para confirmar se o câncer se espalhou. 

É indicada principalmente para pacientes que podem ter metástases nos linfonodos retroperitoneais.
  • Quando exames indicam a presença de linfonodos aumentados ou comprometidos na região retroperitoneal;
  • Após a quimioterapia, para remover qualquer tecido residual;
  • Em algumas situações de diagnóstico, para confirmar a presença de doença no tecido.
Rafael Baldissera

Atendimento de qualidade,
tratamentos de excelência.

O que é Cirurgia Robótica? |
Contatos
Rua Tiradentes 333, Hospital Moinhos de Vento. Porto Alegre - RS
Telefone
(51) 99002-1251 | (51) 3314-3434

Whats App
(51) 99002-1251

© 2024 Rafael Baldissera. Todos os direitos reservados.