Rua Tiradentes 333, Hospital Moinhos de Vento Porto Alegre RS

O que é o HoLEP?

O que é o HoLEP?
O HoLEP (Holmium Laser Enucleation of the Prostate) é a enucleação anatômica endoscópica da próstata (prostatectomia à laser) e é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, sem cortes,  utilizada no tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), que é o aumento benigno da próstata, uma condição comum nos homens com o passar da idade. 

A técnica de enucleação prostática teve suas origens na década de 1980 com o Dr. Hiraoka, no Japão. No entanto, foi em 1998 que o Dr. Peter Gilling, da Nova Zelândia, revolucionou o procedimento ao descrever o uso do Holmium Laser para realizar a enucleação, junto com o uso de um morcelador para remover o tecido prostático enucleado. Esse marco deu origem ao HoLEP que conhecemos hoje. Desde então, a técnica vem evoluindo constantemente, mais recentemente utilizando-se também outros tipos de laser como o Thulium e o Thulium Fiber (ThuLEP e ThuFLEP).

O procedimento consolidou-se como um dos tratamentos mais eficazes e avançados para a hiperplasia prostática benigna (HPB), oferecendo uma solução definitiva e minimamente invasiva para o aumento da próstata. Ele envolve a remoção completa da porção aumentada da próstata com a ajuda do laser, preservando a cápsula prostática.

 

O laser é utilizado para separar e remover o tecido obstrutivo da próstata de forma precisa e controlada, minimizando o risco de complicações, como sangramentos, e proporcionando uma recuperação mais rápida ao paciente. Após a remoção do tecido, ele é fragmentado com uso do morcelador e retirado através da bexiga, permitindo uma análise patológica detalhada do tecido retirado, podendo diagnosticar focos de tumor prostático de forma incidental em estágio inicial.

O HoLEP é uma técnica altamente eficaz para pacientes com próstatas de todos os tamanhos, incluindo aquelas consideravelmente aumentadas, que podem ser mais difíceis de tratar com outros métodos, assim como próstata menores, em que outros dos métodos definitivos são dificilmente empregados.

No Brasil, essa técnica está ganhando cada vez mais espaço devido aos seus excelentes resultados, sendo uma solução definitiva para o tratamento da HPB, sem a necessidade de procedimentos futuros, como acontece em algumas outras abordagens.

 

Benefícios do HoLEP

O HoLEP traz inúmeros benefícios tanto para o paciente quanto para o médico, tornando-se uma técnica revolucionária no Brasil. Seus principais benefícios incluem:
  • Tratamento definitivo: Ao remover completamente o tecido prostático responsável pela obstrução, o HoLEP oferece uma solução permanente para os sintomas da HPB, evitando a necessidade de futuras intervenções cirúrgicas.
     
  • Menor risco de sangramento: O uso do laser permite uma coagulação eficaz dos vasos sanguíneos durante a cirurgia, reduzindo significativamente o risco de sangramento em comparação com outras técnicas, como a ressecção transuretral da próstata (RTU). Por isso, é a melhor escolha nos casos de pacientes com múltiplas comorbidades ou que usam medicamentos antiagregantes plaquetários e anticoagulantes para “afinar o sangue”.
     
  • Aplicável qualquer tamanho de próstata: Ao contrário de outras técnicas que podem ser limitadas pelo tamanho da próstata, o HoLEP é eficaz em qualquer tamanho de próstata, o que torna essa técnica particularmente útil para casos mais complexos, como os que se apresentam com múltiplos cálculos na bexiga.
     
  • Menor tempo de internação: A maioria dos pacientes submetidos ao HoLEP pode ter alta hospitalar em 24 horas, sem uso de sonda vesical após urinar espontaneamente, devido ao menor trauma cirúrgico e à rápida recuperação. Apesar de a maioria dos pacientes estarem em condições de alta antes de 24 horas, pode ser necessário mais tempo para outros.
     
  • Recuperação rápida: Os pacientes experimentam um retorno mais rápido às suas atividades normais, com menos dor e desconforto pós-operatório, além de uma recuperação funcional urinária mais rápida.
  • Menos complicações a longo prazo: O HoLEP apresenta taxas mais baixas de complicações, como infecções e retenção urinária, em comparação com procedimentos tradicionais.
     
  • Análise patológica: Como o tecido prostático removido é enviado para exame anatomopatológico, o HoLEP permite a detecção precoce de câncer de próstata em alguns casos, oferecendo um benefício adicional ao procedimento.
     
  • Técnica inovadora e segura: No Brasil, o HoLEP está em expansão e é considerado uma das opções mais avançadas para o tratamento da HPB, com cada vez mais urologistas interessados em aprender o procedimento, que exige um alta curva de aprendizado.

Com uma combinação de precisão, segurança e eficácia, o HoLEP está transformando o tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna, oferecendo resultados duradouros e com uma recuperação rápida e confortável.


Rafael Baldissera

Atendimento de qualidade,
tratamentos de excelência.

O que é o HoLEP? |
Contatos
Rua Tiradentes 333, Hospital Moinhos de Vento. Porto Alegre - RS
Telefone
(51) 99002-1251 | (51) 3314-3434

Whats App
(51) 99002-1251

© 2024 Rafael Baldissera. Todos os direitos reservados.